Tratamentos

Cirurgia Oral

Cirurgia Oral

A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária responsável pelo diagnostico e tratamento cirurgico de patologias na cavidade oral. Os procedimentos mais frequentes são a exodontia (extracção) de dentes, incluindo a de dentes do siso, remoção de quistos e o tratamento de lesões periapicais (apicectomias).

DENTES DO SISO
Os terceiros molares, mais conhecidos como dentes do siso, são os últimos dentes a nascer. Geralmente cada pessoa tem quatro sisos, que erupcionam por volta dos 18-20 anos. Com o menor desenvolvimento dos maxilares devido a uma dieta contemporânea cada vez mais elaborada, muitas vezes os terceiros molares acabam por não ter espaço suficiente para erupcionar, podendo causar um apinhamento dos restantes dentes, sendo muitas vezes recomendado a sua extração. Podem também causar infecções pericoronárias (inflamação da mucosa), formação de um quisto, lesões de cárie no próprio dente do siso, bem como no 2º molar, ou parestesias (alterações de sensibilidade).

CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL
A Cirurgia Bucomaxilofacial é um procedimento da odontologia que promove o tratamento cirúrgico para problemas e patologias da boca, traumatismos da face, tumores benignos da cavidade oral e das articulações temporomandibulares.